Muna Omran fala sobre os nacionalismos árabe e palestino na segunda aula do curso de formação do IBI
A segunda aula do curso de Formação do IBI “Precisamos falar sobre Israel e Palestina” aconteceu na quarta-feira, dia 22/08. A professora convidada, Muna Omran, do Rio de Janeiro, abordou o desenvolvimento da consciência nacional no mundo árabe, o Pan-Arabismo e o Pan-Islamismo.
Ao longo da aula, Muna tratou das transformações que o Império Otomano sofreu ao longo do século XIX, trazendo à tona elementos que serviram de base para o surgimento e desenvolvimento do pensamento político árabe. Para tanto, a Professora tratou de temas que foram desde a história de Maomé, que resultou no Alcorão, até as revoluções que ocorreram no Oriente Médio.
Entre outras coisas, Muna explicou a formação do pensamento político dos cristão árabes e abordou o surgimento do pan-Arabismo e do pan-Islamismo, mostrando suas diferenças e semelhanças e suas distintas trajetórias durante sua história, até os dias de hoje.
Por fim, Muna abordou o nacionalismo Palestino. Recuperou o movimento anti-ocidental no Oriente Médio e seu acirramento com a criação de Israel e com a derrota dos países árabes na guerra ao recém-criado Estado judeu, em 1948. Segundo a professora, a derrota resultou na demonização obsessiva de Israel pelos nacionalistas árabes e na reafirmação do nacionalismo palestino.
Ao final da aula, as perguntas iniciaram uma discussão sobre a realidade dos vários países árabes do Oriente Médio, sobre o grupo Hamas e Hezbollah (como se posicionam em relação a sociedade israelense) e sobre a legitimidade e inserção dos palestinos em outros países árabes.
A próxima aula será “Israel X Palestina: O confronto de interpretações” com Bernardo Sorj, na segunda-feira (27/08).
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px ‘PT Sans’}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 16.0px ‘Times New Roman’}
span.s1 {font: 15.0px ‘PT Sans’}
Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande um WhatsApp para 94910-2149
Artigos Relacionados
Yom Hashoá – Ato Central e Virtual da Comunidade Judaica de São Paulo
13 de abril de 2021
O Yom Hashoá é o Dia do Holocausto, quando se honra a memória dos que foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para marcar essa importante data, será realizado, no dia 07 de abril (quarta-feira), às 19h, o “Yom Hashoá – Ato Central e Virtual da Comunidade Judaica de São Paulo” A realização […]

As comemorações de Natal e Chanucá em Israel
19 de dezembro de 2022
Em 2023, chanucá e o natal são celebrados bem perto – em alguns dias, até ao mesmo tempo! E em Israel, como fica o país nessa época do ano? Desde 2020, o país não recebia peregrinação religiosa de cristãos para visitar locais onde cresceu e viveu Jesus Cristo, agora, eles podem voltar ao país. Até […]
