Questões da mulher no Oriente Médio foi tema debatido no Rio
David Danziger E Nina KertzmanNa sexta-feira dia 15/06 o NIEJ-UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ) organizou o evento “As questões da mulher no Oriente Médio”.
O encontro buscou promover debates frequentemente marginalizados e marcados por visões preconceituosas. No lugar de simplesmente vitimizar as mulheres dessa região, discutiu-se as diferentes formas pelas quais elas se mobilizam, constroem suas subjetividades e lutam por direitos. Reconhece-se assim, portanto, as múltiplas formas do feminismo e de ser mulher.
A primeira mesa, composta por Muna Omran (UFF) e Karina Arroyo (UERJ), se concentrou nas lutas feministas no Líbano e no Irã, mostrando suas possibilidades tanto no campo secular quanto no campo religioso.
A segunda mesa, composta por Monique Sochaczewski (ECEME) e Paula Sandrin (PUC), teve como tema central as questões de gênero na formação nacional de Israel e da Turquia, debatendo os papéis e símbolos de gênero articulados em cada contexto, em especial em seus respectivos exércitos. Deste modo, as interações complexas entre gênero, nação, violência e religião estiveram em evidência. A promoção de determinados símbolos ou políticas de gênero por vezes tem seu uso instrumentalizado em favor da nação ou da religião, moldando esta pauta a seu favor. Em outros momentos, ao contrário, as mulheres também foram capazes de transformar espaços tradicionais como forma de promover sua própria agenda de conquista de direitos.
Artigos Relacionados
Lira Neto abre o Congresso Nacional de Pesquisadores de Estudos Judaicos 2021
6 de outubro de 2021
Começou hoje o Congresso Nacional de Pesquisadores de Estudos Judaicos 2021! A abertura do Congresso foi com o escritor e jornalista, Lira Neto, que falou sobre a Inquisição na Península Ibérica, tema de sua última obra, “Arrancados da Terra”, de fevereiro de 2021. “Tentei reconstituir o cotidiano dos judeus que procuravam refúgio naquela época”, afirmou […]

IBI visita redação do jornal Hora do Povo
16 de agosto de 2019
O IBI visitou, na última segunda-feira, a redação do jornal Hora do Povo. Em encontro com a equipe do jornal, foram discutidas questões ligadas ao novo contexto brasileiro e possibilidades de coberturas jornalísticas sobre temas ligados a Israel e Palestina na imprensa.
