IBI dá palestra a integrantes dos movimentos Dror e Hashomer
27 jun 18

IBI dá palestra a integrantes dos movimentos Dror e Hashomer

IBI

Colaboradores do Instituto Brasil-Israel comandaram bate-papo, sábado (23/06), para cerca de 20 integrantes dos movimentos Habonim Dror e Hashomer Hatzair, na sede do Dror. O cientista social Daniel Douek, em sua fala, chamou a atenção para as maneiras como, muitas vezes, as mesmas palavras são utilizadas para alavancar agendas políticas contraditórias no que se refere ao conflito entre israelense e palestinos. 

“Na ação política, levada a cabo por governos ou movimentos sociais, a ambiguidade do vocabulário não é incidental, mas desejável, pois acaba operando para aglutinar uma gama variada de posicionamentos”, afirmou.

Segundo ele, isso ocorre quando se utilizam expressões como “ocupação”, “sionismo” ou “palestina livre”. “Nas ruas ou nos espaços de poder, discursos sobre Israel e Palestina estão permeados de palavras, conceitos e slogans passíveis de diversas interpretações. Qualquer tentativa de compreensão dos interesses em disputa deve começar por um processo de ‘desambiguação'”, completou. 

Quer saber mais sobre nosso ciclo de palestras? Mande e-mail para contato@institutobrasilisrael.org ou um whatsAPP para 949102149.

Artigos Relacionados


IBI indica : “O Paraíso Deve Ser Aqui”, de Elia Suleiman

Calendar icon 24 de dezembro de 2019

Já está em circuito nos cinemas nacionais o filme  O Paraíso Deve Ser Aqui, de Elia Suleiman.  O diretor Elia Suleiman estrela seu próprio filme, uma saga cômica que investiga os significados do exílio e da busca por um lar. Palestino, Suleiman deixa seu país, à procura de uma nova vida. Mas aonde quer que ele […]

Arrow right icon Leia mais

Manifesto do IBI

Calendar icon 27 de fevereiro de 2019

Arrow right icon Leia mais

A pandemia e os palestinos: medidas severas, baixa mortalidade e apreensão

Calendar icon 4 de maio de 2020

O magnata Bashar Masri, 59 anos, um dos principais empresários palestinos, está otimista e pessimista ao mesmo tempo. Ele elogia as medidas tomadas pela Autoridade Palestina (AP) na crise do COVID-19, que, segundo ele, evitaram que a epidemia galgasse altos patamares nos territórios palestinos (Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental). A AP agiu rápido, […]

Arrow right icon Leia mais