Seminário sobre Israel e Palestina reúne 200 pessoas na PUC-Rio
IBIRealizado na última quarta-feira, 13/06, o seminário “70 Anos de 1948: entre a Independência e a Tragédia” reuniu cerca de 200 pessoas na PUC-Rio. Composta por quatro mesas de debates, a programação contou com a participação dos professores Ana Maria Raietparvar, Bernardo Sorj, Elisa Goldman, Fernando Brancoli, Leonardo Avritzer, Marcio Scalercio, Michel Gherman, Monica Herz, Omar Ribeiro Thomaz, Carla Habif, Pedro Cunca Bocayuva e Raslan Ibrahim, e abordou temas como narrativas nacionais, os acordos de Oslo, segurança e garantia de direitos.
O evento foi organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ.
70 Anos de 1948: entre a Independência e a Tragédia
O ano de 2018 expressa uma referência importante para todos que estudam as relações no Oriente Médio. Após o estabelecimento do Plano de Partilha da Palestina pela Assembleia Geral da ONU em 1947, eclodiu a chamada Guerra de 1948, cujos efeitos se mostram presentes até hoje. Para os israelenses, este marco representa sua independência e a formação de um Estado. Para os palestinos, este marco representa a Nakba (Tragédia, na língua árabe), pela derrota na guerra e pelos fenômenos de expulsão e exílio. 70 anos depois, as questões ainda se mostram pertinentes, vista a permanência de tensões e contradições na região.
Mesa 1 – Memórias em Disputa: Palestinos e Israelenses/Narrativas nacionais palestina e judaica
Ana Maria Raietparvar, Leonardo Avritzer e Michel Gherman
Mesa 2 – 25 anos dos Acordos de Oslo
Bernardo Sorj, Elisa Goldman e Omar Ribeiro Thomaz
Mesa 3 – Conflito Palestino-Israelense: Segurança e Garantia de Direitos
Fernando Brancoli, Marcio Scalercio e Monica Herz
Mesa 4 – Direitos Humanos e Refugiados
Carla Habif, Pedro Cunca Bocayuva e Raslan Ibrahim
Artigos Relacionados

O acordo que pode livrar Bibi da prisão e derrubar Bennett
21 de janeiro de 2022
Por Daniela Kresch


A mudança de narrativa do Hamas é chave para se interpretar a onda de violência e ataques terroristas que vêm se sucedendo em Israel
10 de maio de 2022
Yahya Sinuar, que foi reeleito em 2021 para ser líder do Hamas na Faixa de Gaza, se posicionou como uma das lideranças do Hamas que tentavam fazer sinalizações por pragmatismo, não de um acordo de paz com Israel, mas que indicava que haveria uma espécie de trégua prolonga entre as duas nações Porém, nos últimos […]


Israel e o termo “apartheid”
12 de fevereiro de 2022
Anita Efraim e Rafael Kruchin conversaram com o professor Omar Ribeiro Thomaz
