James Green fala sobre antissemitismo e política nacional em encontro do IBI
Na última quarta-feira, dia 23/05, o IBI realizou encontro de grupo de jovens com James Green, professor de estudos latino-americanos da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, e professor visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.
Green, historiador brasilianista, teve importante atuação na luta pelos direitos LGBT no Brasil. Além de ter participado da resistência contra a ditadura militar no país, nos anos 70, teve importante atuação no sentido de tornar a questão LGBT uma pauta das esquerdas brasileiras nos anos de regime militar.
Durante o encontro, temas como o conflito israelense-palestino, antissemitismo nas esquerdas, a questão sionista no campo político partidário brasileiro e outros temas hoje bastante em evidência foram debatidos.
Um dos pontos marcantes da conversa foi a aproximação feita por James Green da questão LGBT com o antissemitismo em setores das esquerdas. Segundo o professor, assim como a luta pelos direitos dos homossexuais como pauta das esquerdas foi uma conquista, o mesmo vale para a questão do antissemitismo, que por muito tempo não esteve presente na agenda deste campo político e ainda encontra resistência em setores da esquerda brasileira.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Cambria}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Cambria; min-height: 14.0px}
Artigos Relacionados
Substituto David Miranda discorda de Jean Wyllys quando o assunto é Israel
26 de janeiro de 2019
Psolistas tiveram desavenças em temas envolvendo o país

A banalização do nazismo é o tema do episódio do podcast dessa semana
2 de junho de 2020
Na última semana, as redes sociais se encheram de termos como “Noite dos Cristais”, “Terceiro Reich”, nazismo e outros. Não foi para falar de Holocausto exatamente… Mas sobre uma operação da Polícia Federal para desarticular uma rede de notícias falsas. Como resposta, vieram as famigeradas notas de repúdio. Da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, […]

Nome conhecido na diáspora, Isaac Herzog é eleito presidente de Israel
2 de junho de 2021
Por Daniel Gateno
