James Green fala sobre antissemitismo e política nacional em encontro do IBI
Na última quarta-feira, dia 23/05, o IBI realizou encontro de grupo de jovens com James Green, professor de estudos latino-americanos da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, e professor visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.
Green, historiador brasilianista, teve importante atuação na luta pelos direitos LGBT no Brasil. Além de ter participado da resistência contra a ditadura militar no país, nos anos 70, teve importante atuação no sentido de tornar a questão LGBT uma pauta das esquerdas brasileiras nos anos de regime militar.
Durante o encontro, temas como o conflito israelense-palestino, antissemitismo nas esquerdas, a questão sionista no campo político partidário brasileiro e outros temas hoje bastante em evidência foram debatidos.
Um dos pontos marcantes da conversa foi a aproximação feita por James Green da questão LGBT com o antissemitismo em setores das esquerdas. Segundo o professor, assim como a luta pelos direitos dos homossexuais como pauta das esquerdas foi uma conquista, o mesmo vale para a questão do antissemitismo, que por muito tempo não esteve presente na agenda deste campo político e ainda encontra resistência em setores da esquerda brasileira.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Cambria}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Cambria; min-height: 14.0px}
Artigos Relacionados
Revista Fathom trata do feminismo em Israel
8 de fevereiro de 2018
Edição especial aborda a questão por meio de artigos, ensaios e entrevistas com mulheres de diversos setores

Precisamos falar sobre Israel e Palestina – curso de formação do IBI
10 de julho de 2018
Já estão abertas as inscrições

Quanto mais a crise se agrava, mais os discursos de extrema direita seduzem a população, segundo estudiosa do assunto
30 de outubro de 2020
A Segunda Guerra Mundial, talvez o auge da extrema direita na Europa, acabou há 75 anos. Mas isso não quer dizer que a ideologia que levou Hitler e outros líderes radicais ao poder tenha acabado também. O que é a extrema direita hoje na Europa? Como ela se reflete em outros lugares do mundo? Anita […]
