Milhares de israelenses e palestinos reúnem-se para celebrar o Dia da Recordação
20 abr 18

Milhares de israelenses e palestinos reúnem-se para celebrar o Dia da Recordação

IBI

Cerca de 7.000 israelenses e palestinos realizaram cerimônia conjunta no Dia da Recordação, em Tel Aviv, na noite de terça-feira, 17/03. O evento foi organizado pelo Fórum de Famílias Enlutadas e Combatentes pela Paz.

A quantidade de pessoas surpreendeu os organizadores, e uma parcela significativa dos presentes foi obrigada a ficar de pé ou sentar-se no chão. O evento foi realizado ao ar livre, no Parque HaYarkon – depois que o local inicial, um auditório na cidade de Holon, recuou  sediar o evento, classificando-o como “político”.

Entre os palestrantes do evento, estiveram Adi Kahlon, cujo pai, Dov, foi morto em um atentado suicida em Haifa; dra. Amal Abu Saad, cujo marido, Yaqub Abu Alqian, foi baleado e morto pela polícia israelense na aldeia beduína de Umm al-Hiran; Jihad Zriar, cujo filho, Alaa, foi baleado e morto por soldados israelenses em Hebron, a caminho da casa de seu avô; e o escritor David Grossman, cujo filho, Uri, foi morto na Segunda Guerra do Líbano.

“É difícil separar a memória da dor. Dói-me lembrar, mas é ainda mais assustador esquecer. E como é fácil, nesta situação, ceder perante o ódio, a raiva e a vontade de vingança. Mas percebo que cada vez que a raiva e o ódio me tentam , de imediato sinto que estou perdendo o contato vivo com o meu filho. Alguma coisa está selada. E assim cheguei à minha decisão, fiz a minha escolha. E acho que aqueles que estão aqui esta noite, fizeram a mesma escolha”, afirmou o escritor, em discurso emocionado.

Leia mais

Thousands of Israelis, Palestinians mark Memorial Day together

Bereaved Israelis and Palestinians Join in Shared Grief at Alternative Memorial Day Event

Artigos Relacionados


Israel Delivery #10: Relaxamento da quarentena em Israel

Calendar icon 7 de maio de 2020

Arrow right icon Leia mais

Entenda o polêmico caso de Ahed Tamimi

Calendar icon 10 de janeiro de 2018

Jovem palestina foi detida por autoridades israelenses após agredir com socos um soldado na Cisjordânia

Arrow right icon Leia mais

Cinco documentários israelenses para assistir no Netflix

Calendar icon 25 de março de 2018

Lista de filmes está disponível na plataforma

Arrow right icon Leia mais