Stephen Hawking e Israel: entenda a relação do físico com o país
14 mar 18

Stephen Hawking e Israel: entenda a relação do físico com o país

Morreu, na manhã desta quarta-feira, 14/03, aos 76 anos, Stephem Hawking, físico britânico e um dos cientistas mais conhecidos do mundo. Ao longo de sua vida, Hawking manteve uma relação ambígua com o Estado de Israel. Abaixo, alguns dos fatos que marcaram essa relação.    

* Um dos principais feitos de Stephen Hawking se deu após uma contenda com um cientista israelense. Nos anos 70, Hawking quis provar que Jacob Bekenstein, físico da Universidade Hebraica de Jerusalém, estava errado, mas acabou descobrindo que os buracos negros emitiam radiação. Bekenstein é considerado “o homem que ensinou Hawking uma coisa ou duas sobre buracos negros”.

* Hawking esteve em Israel algumas vezes: em 1983, no final dos anos 80, em 2006/2007 e em 2012, quando recebeu o Prêmio Wolf em Física, outorgado pela Wolf Foundation em Israel.

* Em 2013, Hawking cancelou sua participação em uma conferência em Jerusalém. A decisão foi motivada pela pressão exercida por grupos a favor de boicote a Israel e provocou indignação no país e grande parte do mundo judaico. Os organizadores do evento responderam afirmando que “O boicote acadêmico é escandaloso e impróprio, mais ainda para alguém que tem o espírito de liberdade na base de sua missão humana e acadêmica. A imposição de um boicote é incompatível com o diálogo aberto e democrático”. David Wolpe, rabino de Los Angeles, também expressou sua indignação: “Hawking está boicotando precisamente aqueles com maior probabilidade de concordar com sua posição política: a comunidade acadêmica de esquerda em Israel”.

* Em 2017, Hawking convocou seus milhões de seguidores no Facebook a doar dinheiro para ajudar a financiar uma série de palestras em física para estudantes de pós-graduação palestinos na Cisjordânia.

Saiba mais:

A Brief History of Stephen Hawking’s Complicated Relationship With Israel

Stephen Hawking and an Israeli Physicist Had an Argument. What Followed Was a Groundbreaking Discovery

The Israeli Scientist Who Taught Stephen Hawking a Thing or Two About Black Holes

Artigos Relacionados


Playlist da semana: Músicas israelenses pela paz

Calendar icon 24 de abril de 2019

Fim de semana combina com música! Pensando nisso, o IBI passa a publicar, sempre às sexta-feiras, playlists temáticas de músicas israelenses no Spotify. Para abrir a série, foram reunidas músicas que tratam do anseio pela paz, tema recorrente do universo musical no país. Há desde canções clássicas que se tornaram hinos do movimento pacifista, como […]

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Sefaradim – Memória viva

Calendar icon 5 de dezembro de 2019

Curadoria de Lívia Martins

Arrow right icon Leia mais

40 anos sem guerra e sem derramamento de sangue

Calendar icon 26 de março de 2019

A paz entre Israel e Egito

Arrow right icon Leia mais