Playlist: música pop israelense
IBIO IBI selecionou uma playlist com músicas pops israelense com influências diversas.
Yonina- Lecha Dodi/All of me
Yoni e Nina Tokayer formam a dupla Yonina, com sede em Tel Aviv. O casal postou seu primeiro vídeo e viralizou no Youtube. Desde então se apresentam ao redor do mundo.
Matisyahu – Jerusalem
Matthew Paul Miller, conhecido por Matisyahu é um cantor americano de reggae, que enfatiza nas suas letras os ensinos do judaísmo. Morou em Israel e muitas de suas letras falam sobre o país e suas vivências religiosas.
Yael Naim – New Soul
Yael Naim nasceu na França, filha de imigrantes judeus da Tunísia. Se mudou com a família para Ramat HaSharon, Israel, quando tinha quatro anos de idade, onde passou o resto de sua infância. Yael foi solista da Orquestra da Força Aérea Israelense e sua canção NewSoul alcançou a posição 7 do Billboard Hot 100.
Yasmin Levy – Locura
Yasmin Levy (יסמין לוי) nasceu em Jerusalém e é filha do folclorista e Yitzhak Levy, que colecionava canções em ladino. A obra da cantora inclui músicas em ladino, espanhol, hebraico, árabe e turco.
Static e Ben El – Tudo de bom
Static e Ben El Tavori (hebraico: סטטיק ובן אל תבורי) são uma dupla musical israelense composta pelos cantores Liraz Russo (Static) e Ben El Tavori, e o produtor musical Yarden Peleg, conhecido pelo nome do palco ‘Jordi’. Em 2017 levaram a canção Tudo de Bom, que mistura ritmosbrasileiros e palavras em português às paradas israelenses.
A- Wa- Habib Galbi
A-WA (“sim” em árabe) é uma banda israelense composta por três irmãs (Tair, Liron, e Tagel Haim). Seu single “Habib Galbi” (“Amor do Meu Coração”) se tornou um sucesso mundial, com a sua música Iemenita tradicional misturada com hip-hop e música eletrônica.
Kamyla Jubran
- Werner Hasler – Miraat Al-Hijarah
Kamilla Jubran é uma música árabe-israelense nascida em Akka, em uma família de palestinos. Seu pai, Elias, era professor de música e criador de instrumentos de música tradicionais palestinos. Sua família participou do documentário Telling Strings (2007) que mostra as diferenças entre gerações e identidade cultural em Israel.
Artigos Relacionados
Em memória de Shimon Peres, o sonhador realista
27 de setembro de 2018
Leia artigo de Revital Poleg

Mulheres e paz é o tema do novo episódio do podcast “E eu com isso?”
27 de novembro de 2019
Vivemos momentos de tensão em diversos lugares no mundo: Chile, Bolívia, Israel, Síria e outros. E vamos discutir como mulheres são parte de processo de paz em situações como essas. Qual o papel delas? Por que é relevante que mulheres sejam participativas em situações de conflito? Quais os riscos e os ganhos da participação feminina […]

Terceira dose em Israel começa em ritmo acelerado
9 de agosto de 2021
Orientação da OMS contra medida do governo e perspectiva de um novo lockdown, dominam os debates no país
