A complexidade do Oriente Médio no Oscar 2018
14 fev 18

A complexidade do Oriente Médio no Oscar 2018

A complexidade do Oriente Médio estará presente no Oscar deste ano. Na lista de indicados ao melhor filme estrangeiro está O Insulto, do libanês Ziad Doueiri. O longa relata um conflito entre um mecânico cristão libanês e um mestre de obras palestino, que começa por conta de um cano e vai parar em um tribunal.

Matéria de Luiz Carlos Merten, no Estadão, revela bastidores polêmicos sobre o filme: “Toda essa agitação começou em setembro, quando O Insulto foi premiado em Veneza – Copa Volpi de interpretação para Kamel El-Basha – e, ao regressar ao Líbano, Doueiri foi detido no aeroporto e a polícia confiscou seu passaporte, por conta de uma antiga pendência.

Doueiri havia filmado parte de seu longa anterior – O Atentado, de 2012 – em Israel, país com o qual o Líbano está oficialmente em guerra. Como cidadão libanês, seu governo não lhe autoriza visitar o inimigo. “Estava voltando com o prêmio, todo mundo feliz. Foi desagradável, mas passou.”

Indagado sobre a solução da crise no Oriente Médio, o cineasta foi enfático: “É o que mais me perguntam. Sou cineasta, não analista político. Conto histórias. Se o Oriente Médio tem solução, não sei, mas a minha vida já mudou, e não é só por estar no Oscar, ou por estar ao telefone com você, falando essas coisas para o Brasil.” Tem a ver com a própria gênese de O Insulto. “Sempre pensei no filme como uma história simples que se torna complexa, simplesmente porque as coisas escapam ao controle. De conflitos domésticos a guerras entre nações, muita coisa começa assim.”

Trailer:

Leia a matéria completa:
http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,diretor-de-o-insulto-fala-da-importancia-de-chegar-a-disputa-do-oscar-de-filme-estrangeiro,70002186924

Artigos Relacionados


O futuro da comunidade judaica, com Claudio Lottenberg

Calendar icon 5 de maio de 2021

Anita Efraim e Ana Buchmann conversam com o presidente da CONIB

Arrow right icon Leia mais

IBI se reúne com jovens da comunidade Shalom

Calendar icon 13 de dezembro de 2019

No dia 1 de dezembro, Michel Gherman se reuniu com um grupo de jovens do Reshet, da comunidade Shalom, como parte do processo de preparação para a Jornada Social.  O projeto visita comunidades ao redor do mundo, com as quais o grupo de jovens convive e trabalha durante 10 dias, no intuito de reconstruir um […]

Arrow right icon Leia mais

Debate do IBI discute configuração geopolítica do Oriente Médio com chegada do Talebã

Calendar icon 17 de agosto de 2021

Uma conversa com Andrew Traumann, Muna Omram e Michel Gherman

Arrow right icon Leia mais