Amos Oz, David Grossman, Etgar Keret pedem a Netanyahu: Não deporte os requerentes de asilo
IBIp.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}
Trinta e cinco importantes autores israelenses escreveram uma carta ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, na quinta-feira, convidando-o a não deportar os solicitantes de asilo. “Nós pedimos a você que pare com a deportação de requerentes de asilo da Eritreia e do Sudão, homens e mulheres que carregam cicatrizes horríveis em seus corpos e almas, e filhos nascidos em Israel que nos pedem apenas um coisa: viver”, disse a carta.
Os escritores disseram que a afirmação do governo de que essas pessoas não estão pedindo asilo é “sem fundamento”, e advertiram que a tortura e até a execução os aguardam nos países para os quais serão enviados.
Os autores escreveram a carta em meio a vários outros pronunciamentos públicos em oposição à deportação daqueles que solicitam asilo. Centenas de pessoas participaram, na quarta-feira, de uma manifestação no Knesset, iniciada por membros do próprio parlamento: Michal Rozin (Meretz), Eyal Ben-Reuven (União sionista) e Dov Khenin (Joint List).
Um evento similar, patrocinado pelo Hartman Institute e pelo Rabbis for Human Rights, aconteceu na terça-feira, mesmo dia em que outros protestos também foram realizados em frente às residências dos ministros, e outros membros do Knesset, em Jerusalém, Tel Aviv, Be’er Sheva e Haifa.
Nesta semana, Eli Nehama, diretor da Escola Bialik-Rogozin, em Tel Aviv, com a presença de muitos filhos de famílias que solicitam asilo, pediu ao governo que evitasse as deportações, alertando que essa política é imoral e trágica para as gerações vindouras.
As informações são do Jornal Haaretz: https://www.haaretz.com/israel-news/prominent-israeli-authors-pen-netanyahu-to-not-deport-asylum-seekers-1.5745563
Artigos Relacionados
Jonathan Sacks: o rabino ortodoxo que conquistou diferentes correntes judaicas e outras religiões
2 de dezembro de 2020
Mais que um rabino ortodoxo, Lord Jonathan Sacks foi um dos maiores líderes judeus da modernidade. Sacks nasceu em 8 de março de 1948, na Inglaterra, e teve uma vida pautada por estudar e ensinar o judaísmo, além de combater a assimilação. Sacks morreu em 7 de novembro de 2020, mas não sem deixar um […]

“Israel não é mais tido com o principal inimigo da região”, afirma Monique Sochaczewski
15 de setembro de 2020
Confira entrevista com a co-fundadora e pesquisadora sênior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM)

Semelhança de Porta dos Fundos e HaYehudim Baim
20 de dezembro de 2019
Está dando o que falar o vídeo “A Primeira Tentação de Cristo”, especial de Natal do Porta dos Fundos na Netflix. Ao contrário do que muita gente pensa, em Israel, é comum fazer humor com histórias bíblicas. O programa mais conhecido é o HaYehudim Baim (“Os judeus estão chegando”) e a boa notícia é que vários vídeos do […]
