Entenda o que é a polêmica Blacklist
17 jan 18

Entenda o que é a polêmica Blacklist

IBI

Deu na mídia israelense. Uma lista com 20 organizações que serão proibidas de entrar em Israel. O motivo seria o apoio dessas organizações ao boicote cultural, econômico e acadêmico ao país.

O que afirma o governo israelense?

O governo afirma que a decisão foi tomada porque a agenda dessas organizações têm objetivos considerados antissemitas e que pregam a destruição do Estado de Israel. Segundo o jornal Haaretz, o ministro de assuntos estratégicos afirmou que a tática contra essas organizações será agora de ataque e não de defesa.

O que afirma parte da oposição ao atual governo israelense? 

Políticos que se posicionam contra a decisão afirmam que Israel é um país democrático e que é preciso que as organizações de boicote possam ver isso de perto. Mantê-los “fora” só vai expandir a distância que há ente a imagem de Israel e a realidade. Outro argumento é que seria irrelevante tal medida, uma vez que, por conta das redes sociais, não há fronteiras para tais campanhas. Há quem diga ambém que não faz sentido lutar contra o boicote por meio de outro boicote.

O que afirmam as organizações que serão impedidas de entrar no país?

Algumas dessas organizações são americanas e fundadas por judeus, como a Jewish Voice For Peace, e outras têm histórico de lutas contra o antissemitismo, como Americans Friends Service Committee. Elas afirmam que a decisão, além de ser antidemocrática, pretende intimidar o trabalho feito por eles, que é contra a ocupação de territórios na Cisjordânia e em Gaza.

Como se posiciona a sociedade israelense?

A sociedade israelense, assim como de qualquer outro país, é composta por uma pluralidade de opiniões. Muitos defendem a implantação da blacklist, pois enxergam no trabalho dessas instituições uma tática de difamação de Israel. Outras pessoas, no entanto, acreditam que fazer uma blacklist e barrar as organizações não é o melhor caminho para acabar com o boicote, pois é necessário respeitar a liberdade de expressão e a democracia. Muitos grupos da sociedade civil críticos à lista são também críticos às campanhas de boicote.

Leia mais sobre o assunto:

NYtimes: https://www.nytimes.com/2018/01/07/world/middleeast/israel-bds-boycott-divestment-sanctions.html
The Guardian: 
https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jan/09/israel-bds-blacklist-apartheid-uk-war-on-want
Haaretz:
 https://www.haaretz.com/israel-news/1.833556
The Jerusalem Post:
 http://www.jpost.com/Israel-News/Opposition-slams-idiotic-BDS-activist-ban-533184

Artigos Relacionados


Folha de S. Paulo publica carta do presidente do IBI

Calendar icon 6 de abril de 2018

David Diesendruck cumprimentou o jornal por texto de editorial

Arrow right icon Leia mais

Perigosa inércia

Calendar icon 16 de março de 2018

Leia artigo de Beatriz Buarque, criadora de plataforma contra extremismo

Arrow right icon Leia mais

Terra Santa e Sionismo: Entre o sagrado e o profano – Palestra com Arieh Saposnik

Calendar icon 11 de dezembro de 2019

Arrow right icon Leia mais