Sob polêmica, Radiohead se apresenta em Tel Aviv
A realização do show do Radiohead, que aconteceu nesta quarta-feira, em Tel Aviv, foi cercada de polêmicas e troca de farpas entre o vocalista, Thom Yorke, e o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters.
Após Waters pressionar a banda para que não se apresentasse em Israel, em meio a campanha de boicotes contra o país, Thom Yorke se manifestou sobre o assunto em entrevista à revista Rolling Stone. “É profundamente desrespeitoso assumir que estamos desinformados ou que somos tão incapazes que não podemos tomar este tipo de decisão por nós mesmos”, declarou o líder da banda britânica. “Não concordo com a proibição cultural, juntamente com J.K. Rowling, Noam Chomsky e uma longa lista de outros“.
Yorke também defendeu sua posição pelo Twitter: “Tocar em um país não é o mesmo que apoiar seu governo (…). Não apoiamos Netanyahu e nem Trump, mas mesmo assim tocamos nos Estados Unidos”.
Na última terça, a cantora árabe-israelense Nasreen Qadri apoiou a decisão do Radiohead em artigo publicado na versão digital da revista Newsweek. “Nasci em Haifa e cresci em Lod, duas cidades com uma mistura de comunidades árabes e judaicas, vivendo lado a lado. Nem sempre foi fácil, mas minha experiência pessoal ensinou que o diálogo aberto é o único meio de superar nossas diferenças”, afirmou.
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}
Artigos Relacionados
O assassinato do cientista no Irã e as implicações para Israel
2 de dezembro de 2020
TEL AVIV – Até o momento de seu misterioso assassinato nos arredores de Teerã, no último 27 de novembro, quase ninguém no mundo sabia da existência do cientista nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh (pronuncia-se “Môssen Fahri-Zadê”). Agora, depois de sua morte, Fakhrizadeh – apontado como um dos líderes do programa nuclear do Irã, principalmente da parte […]

Novo episódio do podcast do IBI trata da viagem de Bolsonaro a Israel
8 de abril de 2019
Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Guilherme Casarões


E eu com Isso? #262 Tsé: o registro da história
28 de março de 2024
Tsecha Szpigel tinha só 14 anos quando foi empurrada de um trem. Ela se viu sozinha no mundo, mas foi isso que salvou a vida daquela jovem judia polonesa. Mais conhecida como Tsé, ela sobreviveu ao Holocausto, chegou ao Brasil. Aqui, ela construiu uma vida e uma grande família. Toda essa história foi documentada e […]
