Peça em cartaz no Lincoln Center, em NYC, relembra acordos de Oslo
Clyde HabermanIndicada para sete prêmios Tony Awards, a peça “Oslo”, de J. T. Rogers, em cartaz em Nova York, leva o público de volta aos bastidores das negociações de paz feitas em 1993. Os acordos foram selados perante o mundo, quando o primeiro-ministro Yitzhak Rabin de Israel e o líder palestino Yasir Arafat deram as mãos no gramado da Casa Branca.
Os personagens protagonistas são um casal da Noruega que viveu a experiência no Oriente Médio e pensou que poderia ser capaz de negociar um acordo: Terje Rod-Larsen, um cientista social, e sua esposa, Mona Juul, funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.
O correspondente do NYTimes Clyde Haberman – que cobriu as negociações – assistiu o espetáculo e dá seu depoimento ” Pude, brevemente, invocar uma sensação há muito perdida em relação a israelenses e palestinos: esperança. Na verdade, pareceu possível que essas duas tribos em guerra pudessem descobrir como viver lado a lado no que poderia razoavelmente ser chamado de paz”.
Confira a crítica completa e original aqui: https://www.nytimes.com/2017/05/10/theater/seeing-oslo-remembering-hope.html?_r=0
Artigos Relacionados
O extermínio da memória
13 de dezembro de 2017
Ualid Rabah é vezeiro no uso de discursos exclusivistas. Dessa forma, apesar de indignar e ofender a todos que se preocupam com a memória do Holocausto, o título de seu artigo não chega a surpreender. Afinal, ao qualificar a decisão norte-americana de “sinal verde à ‘solução final’ na Palestina”, Rabah apenas comete mais um desatino […]

E eu com isso? #106 Imigração judaica: Tradition! Os judeus do leste europeu
23 de março de 2021

IBI lança série de playlists de músicas israelenses no Spotify
31 de janeiro de 2019
Primeira delas reúne músicas israelenses pela paz
